Convidou os amigos ou alguns colegas de trabalho para jantar e… bateu a dúvida sobre como preparar a mesa de forma bonita e elegante? Tudo bem! Separamos aqui algumas super dicas para você.
Veja a imagem abaixo:
Um dos principais objetivos de uma mesa bem organizada é a praticidade. Por isso, quando estiver separando os itens da mesa do jantar, procure fazer a seguinte pergunta: o que é necessário para que todos se sirvam adequadamente?
As posições dos garfos, copos, pratos e facas não são um mero capricho estético. A ideia é que tudo esteja organizado de forma que proporcione conforto e bem-estar aos convidados. Imagine só uma colher pequena demais para pegar a sopa ou uma faca de manteiga para cortar o bife. Complicado, não é mesmo?
Portanto, vamos entender melhor cada item a seguir:
O Guardanapo
Você pode posicionar o guardanapo sobre o prato ou ao lado dos garfos. Ele é o primeiro objeto que manuseamos quando setamos à mesa. Assim que sentar, ponha o guardanapo sobre o colo. A ideia é que ele proteja sua roupa de restos de comida.
Talheres
Os talheres são utilizados e posicionados de fora para dentro. Quando não formam duplas, o talher é utilizado sozinho – o caso da colher de sopa, por exemplo.
Assim, são posicionados do lado esquerdo: o garfo para entrada, o garfo para peixe e o garfo do prato principal.
Do lado direito, são posicionadas: as colheres para sopas, a faca para entrada, a faca para peixes e a faca do prato principal. Lembre-se de que as serras das facas devem estar viradas para o prato, até mesmo por uma questão de segurança.
Uma boa dica é seguir a seguinte regra: o talher que tiver nome masculino, como o garfo, fica ao lado esquerdo do prato. Já o que tiver nome feminino, como facas e colheres, fica ao lado direito do prato.
Os talheres para sobremesas seguem o mesmo padrão, porém, são posicionados acima do prato. Perceba que a faca fica virada para o lado esquerdo, o garfo para o lado direito e a colher também para o lado esquerdo. Se você puxá-los para as laterais do prato, verá que suas posições coincidem com as posições dos talheres principais.
Esse padrão foi criado para facilitar o manuseio dos objetos, partindo do princípio de que a maioria das pessoas são destras.
Pratos
Primeiro é colocado o sousplat, para marcar qual lugar deve ser ocupado e evitar que o prato deslize durante a refeição. Sobre o sousplat é colocado o prato raso – para a refeição principal – e em seguida, o prato fundo, para a entrada.
Copos
Normalmente são utilizados três tipos de taças: para água, vinhos e espumantes.
A taça para água sempre fica de encontro com a faca do prato principal. As demais taças vão ao lado, em frente a faca para peixe e colheres.
Na hora de servir
Se você optar por servir os convidados, sirva pela direita e retire o prato pela esquerda. Novamente, este padrão foi criado com base no princípio de que a maioria das pessoas são destras.
Está satisfeito?
Para sinalizar que já terminou, junte o garfo e a faca em paralelo no centro do prato. Se preferir, também pode posicioná-los em paralelo e com os cabos voltados para o lado direito.
Educação é fundamental
Que falar de boca cheia não é legal, você já sabe. Assim como comer de boca aberta. Contudo, outras dicas também são importantes para você não fazer feio na mesa:
– Não coloque os cotovelos sobre a mesa. Além de sujar a manga de sua camisa, você também pode esbarrar nos talhes do vizinho e transmitir uma impressão de desleixo.
– Sempre limpe a boca antes de usar as taças. Assim, você evita de marcá-las com restos de comida.
– Engasgou? Tussa com a mão na boca.
– Peça licença se tiver que se retirar da mesa.
Viu como não é tão complicado assim?
Uma mesa bem posta sempre impressiona.
Siga nossas dicas e sucesso!