Dicas e informações para você cuidar bem do seu celular

Cuidados-com-o-smartphoneOs celulares, principalmente smartphones, se tornaram produtos indispensáveis e possuem tantas funções que podem até ser considerados como computadores de bolso. Mas tanta evolução também trouxe alguns mitos sobre a durabilidade e os cuidados que devem ser tomados com o aparelho. Pensando nisso, preparamos uma matéria esclarecendo algumas dúvidas e dando dicas de cuidados que você deve ter com o seu celular.
 

A bateria do celular pode viciar?
Há um tempo atrás era comum ouvirmos que o celular só poderia ser recarregado quando toda a sua carga acabasse, caso contrário, ela poderia viciar e passar a ter uma menor durabilidade.
 

De fato antigamente isso acontecia, pois as baterias eram feitas de níquel e recarregá-las antes que a carga chegasse ao fim poderia causar o efeito memória. Mas atualmente as baterias são feitas de lítio, o que descarta totalmente a possibilidade dela viciar. Com um tempo a bateria do seu celular poderá perder a capacidade de carga, mas não será pelo fato de você não ter esperado toda a carga finalizar e sim porque elas possuem uma vida útil de em média 3 anos. O mesmo vale para baterias de tablets e notebooks.
 

Deve-se desligar o telefone quando não houver sinal?
É comum que em alguns pontos da cidade não haja nenhum sinal de telefonia. Neste caso, o recomendado realmente é desligar o aparelho para evitar um maior gasto da bateria, pois nestes pontos o celular costumar gastar mais energia para buscar o sinal. O mesmo vale com conexões Wi-fi, 3G e Bluetooth, se não houver sinal, o aconselhável é inativar as conexões ou desligar o aparelho para manter a carga por mais tempo.
 

A bateria dos smartphones duram menos que dos celulares comuns?
Não necessariamente. Com o celular smartphone você poderá executar muito mais funções que em um comum e isso irá requerer mais energia. O seu smartphone vai precisar de energia para conectar ao Wi-fi, para baixar um aplicativo, para manter o WhatsApp ou Facebook conectados e te dando novas notificações, para você ver um vídeo no youtube, etc. Todas essas funções consomem bastante energia, então por mais que a bateria dos smartphones sejam exatamente iguais as dos celulares comuns, elas aparentam durar menos que os demais aparelhos.
 

Para manter o seu celular sempre em ótimo estado é importante ter alguns cuidados que parecem simples, mas podem garantir uma maior vida útil do aparelho. Dentre estes cuidados recomenda-se o uso de capas de proteção, que atualmente são vendidas com designs personalizados e além de segurança, podem dar mais beleza ao seu aparelho.
 

As películas para ecrã também são importantes para evitar riscos na tela do aparelho.
 

A maioria dos smartphones não possuem resistência à água, por isso é importante mantê-los longe dela. Mas caso um acidente ocorra, você pode seguir alguns passos para tentar salvá-lo.
 

Como recuperar um celular molhado
 

Com o smartphone você geralmente fica conectado a todo momento aos e-mails, rede sociais e outras funções, e caso perca o aparelho suas informações confidenciais poderão ser facilmente acessadas por quem o encontrar. Por isso, é recomendável utilizar alguma proteção antirroubo. Já existem aplicativos que bloqueiam o ecrã, outros possuem funções que te permitem controlar o celular remotamente, sendo possível até ter uma foto de quem estiver com o seu aparelho.
 

Como o celular já se tornou um bem necessário, os cuidados com ele nunca são demais, pois além de proteger o aparelho, você estará cuidando de informações pessoais e confidenciais.

Compartilhe 😉

3 comentários

  1. Boa tarde!
    As informações foram muito úteis para mim, pois existem informações que eu desconhecia
    obrigado

  2. Gostei muito das dicas, o meu smartphone foi roubado e eu não sabia o que fazer para tentar recuperá-lo agora já sei as dicas para achar.

  3. Muito interessante, pois essas informações me ajudaram muito, meu celular além de fazer parte do meu dia dia é também uma ferramente importante de trabalho, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *