Você já passou por isso?
Chegar em casa naquele calorão e ligar o ar-condicionado na temperatura mínima para gelar mais rápido o ambiente.
Parece familiar?
Pois é! A princípio, essa parece uma boa solução para resolver logo o desconforto do calor. Porém, independentemente da temperatura que você colocar o ar-condicionado, o tempo de resfriamento será o mesmo. Sendo assim, ligar o ar-condicionado na temperatura mínima, em dias muito quentes, fará o aparelho trabalhar muito mais para atingir a temperatura desejada, consumindo mais energia.
E qual a solução?
Pôr o ar-condicionado na temperatura média de 23°C.
Dessa forma, o aparelho atingirá mais fácil a temperatura local, desligando o compressor e economizando até 50% da energia.
Isso mesmo! Até 50% na economia de energia.
Para quem possui ar-condicionado com a tecnologia inverter, a economia pode ser ainda maior. Isso porque esses aparelhos são capazes de atingir a temperatura desejada rapidamente e mantê-la constante, com pouca oscilação de energia.
Ah! Vale lembrar que frestas de janelas, fretas de portas, o calor das janelas e o calor das portas influenciam na temperatura local. Para um melhor aproveitamento do aparelho, e controle de energia, é importante garantir que portas e janelas estejam bem fechadas.
E aí? Vamos aproveitar a dica para economizar energia?
Fonte: Zero Hora